Cuidados ou usar muletas e/ou bengalas

out 05

Cuidados ou usar muletas e/ou bengalas

Quando é indicado o uso de muletas ou bengalas, na linguagem técnica, dispositivos auxiliares de marcha, o próprio nome já dá uma dica de sua função. As muletas e/ou bengalas são auxiliares e indicadas para oferecer maior equilíbrio durante a caminhada (deambulação).

Normalmente quando passamos por um tratamento cirúrgico é indicada para aliviar a carga no membro operado, assim como também serve como um auxílio para aquelas pessoas que necessitam de um apoio na deambulação por falta de equilíbrio, dando mais segurança para aqueles que a usam.

Mas como tudo, é importante ter alguns cuidados na hora de usá-las para evitar quedas ou até mesmo dores em outros segmentos do corpo.  É importante também cuidar tapetes, fios soltos, se você tem pets em casa cuidado para eles não estarem na direção onde você estará caminhando, cuidar com os brinquedos soltos pelo chão no caso de crianças, pisos molhados ou escorregadios, principalmente em casa, nas áreas da cozinha e banheiro, é bom contar com a ajuda de um familiar, amigo ou cuidador para garantir sua segurança e evitar quedas.

O fisioterapeuta pode ajudar na orientação de altura das muletas, pois isso pode gerar dores em outras regiões do corpo, como deambular com elas, como subir e descer de escadas e como cuidar para evitar quedas. Nos primeiros dias, pode parecer difícil e é normal achar que não vai conseguir andar, pois é uma readaptação dos movimentos, a insegurança ao manusear as muletas e deambular com elas aparece. Parece ser muitos detalhes, mas é nossa função estar sempre auxiliando e corrigindo para garantir sua segurança e bem estar.