Torcicolo

out 04

Torcicolo

Torcicolo

Algum dia você já deve ter acordado com aquele desconforto na região do pescoço, diminuição dos movimentos da cervical e se perguntado....O que é isso? Como acordei assim se ontem eu estava tão bem..?  A maioria de nós já teve pelo menos um episódio de torcicolo, pois bem, vamos esclarecer algumas dúvidas sobre o torcicolo.

Afinal...O que é o torcicolo?

Caracteriza-se por um aumento do tônus muscular no pescoço (cervical) gerando um bloqueio dos movimentos unilateral  para direita ou para a esquerda e para trás, além da elevação do ombro do lado acometido. Geralmente ocorre por sobrecarga física, emocional, por algum movimento brusco e súbito ou até mesmo por má postura ao dormir.

A rigidez pode vir acompanhada por dores de cabeça (cefaleia), podendo irradiar para ombros, região anterior do pescoço e peito, náuseas, dificuldade ao movimentar-se girando em bloco, esses sintomas costumam durar alguns dias.

Devo procurar um fisioterapeuta?

Sim! o fisioterapeuta nesse caso vai auxiliar na diminuição da tensão muscular e de contraturas musculares, melhora da rigidez articular provocada pela limitação do movimento, além de elaborar a melhor conduta para alívio rápido dos sintomas e retorno de suas atividades e orientações a seguir.